MARKETING15 JAN 2026
Por que marcas estão investindo em podcasts como estratégia de marketing em 2026?
O podcast deixou de ser um formato de nicho focado em ouvintes de áudio e passou a figurar no centro das estratégias de marketing de grandes marcas, sendo reconhecido como uma mídia mainstream de impacto cultural, com uma audiência massiva que cresce anualmente.
Estimativas do Podcast Statistics, da VenueLabs, apontam que o número de ouvintes no mundo deve chegar a 619 milhões em 2026, o que reflete a consolidação do meio como parte da rotina de consumo de conteúdo digital não apenas em áudio, mas também em vídeo, formato que ganha cada vez mais espaço na produção de podcasts.
A própria indústria audiovisual tem dado sinais claros dessa mudança. Em 2025, o Globo de Ouro incluiu pela primeira uma categoria de “Melhor Podcast” em sua cerimônia, uma demonstração de que o estilo já é considerado como um produto cultural de peso.
Além disso, plataformas de conteúdo estão adotando movimentos estratégicos em direção aos podcasts. A prova disso é a própria Netflix, que anunciou parcerias para lançar dezenas de podcasts em vídeo diretamente no seu streaming. Essa estratégia faz parte de um esforço para ampliar o engajamento da audiência além de séries e filmes, competindo com conteúdos virais de vídeo.
Do ponto de vista de marketing e comunicação, a ascensão dos podcasts tem muitos pontos de interesse, como a audiência engajada e diversificada, o formato que possibilita humanizar marcas, o crescimento de investimento publicitário e integração com vídeo e plataformas, como YouTube e Spotify.
Os podcasts são consumidos em momentos em que o usuário está atento e receptivo, como durante deslocamentos, exercícios ou tarefas do dia a dia, o que facilita o consumo em dispositivos móveis e contribui para que possa se tornar uma parte importante da estratégia de conteúdo para muitas marcas.
Ao contrário dos meios tradicionais de anúncio, essa mídia permite conversas mais profundas e narrativas elaboradas, aproximando consumidores de marcas de maneira mais natural e espontânea, o que também ajuda a construir autoridade e identificação com o público.
Apesar do crescimento global da audiência, o investimento publicitário em podcasts representa uma pequena fatia perto do total dos anúncios digitais. Segundo projeções da WARC, os gastos com publicidade em podcasts devem ultrapassar US$ 5,5 bilhões em 2026, embora ainda seja em ritmo mais lento do que outros meios.
Mas não há mais como negar a importância do poder dos podcasts para se comunicar com públicos de forma mais abrangente, além de sua influência social e cultural, que combina áudio, vídeo e distribuição multiplataforma.

