VÍDEOS 15 MAR 2024
Como viralizar? 4 elementos que se repetem em vídeos curtos
Os vídeos que viralizam nas redes sociais estão dentro de diferentes nichos, como humor, esportes, curiosidades e motivação. Dessa forma, podemos observar padrões recorrentes.
Como seres humanos, temos uma forte necessidade de nos agrupar e de pertencer a algo maior. Essa tendência é parte de nosso instinto de sobrevivência: nossa comunicação, empatia e senso de proteção estão voltados para aqueles com quem compartilhamos experiências coletivas.
O termo "emoções coletivas" é relevante aqui porque essas emoções são ativadas através das memórias das pessoas. Quando produzimos conteúdo que desperta essas memórias na audiência, aumentamos o senso de pertencimento.
O sentimento de pertencimento pode se manifestar de diversas maneiras: através do consumo de produtos e marcas, frequentando locais específicos e compartilhando vídeos nas redes sociais com os quais nos identificamos.
Alguns elementos comuns em vídeos curtos que se tornam virais na internet incluem:
Causar uma memória coletiva: esses vídeos têm um apelo que vai além de um grupo específico, atingindo a identidade de uma geração ou de um povo. Por exemplo, vídeos com músicas e ritmos característicos de um país ou piadas que são conhecidas apenas por um grupo específico.
Surpreender: são histórias que levam as pessoas a se perguntarem "o que vai acontecer agora?" e depois surpreendem com um desfecho inesperado. Isso inclui vídeos com curiosidades, pessoas realizando feitos impressionantes ou experimentos, e até mesmo maquiagens artísticas que capturam a atenção do público.
Fazer parte de um movimento: mesmo profissionais como médicos, advogados e cientistas se envolvem em tendências como as dancinhas virais, que unem pessoas de diferentes áreas em torno de uma cultura compartilhada.
Gerar empatia: isso ocorre em memes, vídeos que destacam injustiças sociais ou contam histórias de dramas humanos. Exemplos incluem campanhas como a da Dove.
Investir em vídeos curtos e temas virais pode ser uma excelente forma de gerar engajamento e tornar sua marca visível para diversos públicos. E nisso, podemos te ajudar! Conte com o dom da estratégia, do planejamento e da criação da TBR 360!