CONCEITO 11 AGO 2023
Você sabe o que é um Arquétipo? Descubra mais sobre o conceito e saiba como aplicá-lo no marketing do seu negócio!
Você sabe o que é um Arquétipo? Descubra mais sobre o conceito e saiba como aplicá-lo no marketing do seu negócio!
Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social.
Esse conceito foi desenvolvido por Carl G. Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica. Para Jung, esses comportamentos estão no inconsciente coletivo e, por isso, são percebidos de maneira similar por todos.
A partir do conceito de Jung, foi desenvolvida uma classificação com 12 arquétipos que simbolizam algumas motivações básicas dos seres humanos: Sábio, Mago, Explorador, Criador, Herói, Rebelde, Amante, Tolo, Cuidador, Homem comum, Inocente e Governante.
Resumindo melhor, os arquétipos são padrões universais de comportamento, emoções e personalidades, que estão no inconsciente coletivo da humanidade.
Agora, sabe quem também gosta e aplica estes fundamentos do psicanalista Carl Jung? A galera do marketing!
Diversas empresas usam os conceitos para definir o tom de voz e a forma como se relacionam com os consumidores.
A Disney, por exemplo, se encaixa no arquétipo do Inocente. Logo, suas campanhas trazem histórias mágicas e personagens que refletem mensagens reconfortantes e ideias nobres.
Já a Nike prefere a roupagem do Herói. Através do slogan “Just do it”, a empresa se posiciona como solucionadora de problemas e agente de mudança, por meio da coragem e superação.
E aí, qual é o Arquétipo da sua marca? Procure entender melhor sobre cada conceito da classificação e faça a sua definição!