Cursor

mode

Site Logo Site Logo

REDES SOCIAIS 10 ABR 2025

5 erros que podem estar sabotando suas campanhas nas redes sociais e como evitá-los

Carol TBR 360

Escrito por Leo

Tempo Leitura 8 minutos

Blog Image

Investir em tráfego pago pode ser uma das melhores formas de acelerar os resultados no ambiente digital. No entanto, por mais acessível que pareça impulsionar um post ou rodar um anúncio, campanhas mal estruturadas podem consumir seu orçamento sem trazer retorno real.

Se você sente que está colocando dinheiro nas redes sociais, mas não está vendo resultados concretos, é bem possível que esteja cometendo alguns erros comuns. Por isso, selecionamos os cinco erros que mais prejudicam campanhas de tráfego pago.

1 - Impulsionar um post sem objetivo definido

Um erro clássico de quem está começando é impulsionar publicações sem saber exatamente o que espera como resultado.

No Instagram, é possível criar campanhas com diferentes finalidades, como gerar mais seguidores, aumentar as vendas, captar leads qualificados ou fortalecer o reconhecimento da marca. Cada um desses objetivos influencia na escolha do público, no formato do criativo, na linguagem da campanha e nas métricas que se deve acompanhar.

Sem essa definição, você corre o risco de investir em algo que nem sabe como mensurar, o que torna impossível entender se os resultados foram bons ou não.

2 - Não segmentar corretamente o público

Fazer anúncios para “todo mundo” é o mesmo que falar com ninguém. Por isso, a segmentação é uma das maiores vantagens do tráfego pago, justamente por permitir direcionar o seu conteúdo para o público-alvo de forma mais assertiva e objetiva.

Os erros mais comuns na hora de segmentar são escolher um público muito amplo ou muito genérico; segmentar apenas por idade e localização, sem considerar interesses ou comportamentos; e não utilizar públicos personalizados ou semelhantes (lookalikes).

3 - Ignorar os dados da campanha

Os relatórios de desempenho são primordiais para mostrar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado na campanha.

Métricas como a taxa de cliques, o custo por resultado, o tempo de retenção em vídeos, o engajamento e o número de conversões não podem ser ignorados, afinal é a partir desses dados que conseguimos entender o comportamento do seu público e avaliar se a campanha está no caminho certo.

4 - Não adaptar o criativo ao objetivo

Outro erro muito comum é usar o mesmo criativo para objetivos diferentes. Um post institucional, por exemplo, pode não funcionar para uma campanha de conversão, visto que o tom de voz, o CTA (chamada para ação) e até o formato (vídeo, imagem, carrossel) podem não estar alinhados com a mensagem da chamada ou com o público-alvo que se deseja atingir.

5 - Achar que é só “colocar dinheiro” que vende

Esse é o pior erro de todos! Tráfego pago não é mágica, é pura estratégia. A prova disso é que por trás de toda campanha que gera vendas e resultados, existe muito estudo, testes, ajustes e aprendizado contínuo.

Por isso, é muito importante realizar alguns experimentos oferecidos pelas plataformas de gerenciamento, como testes A/B, além de variar públicos, criativos e abordagens.

Com isso, podemos perceber como o tráfego pago pode se tornar um grande aliado no crescimento das redes sociais, desde que seja feito com estratégia e planejamento

Evitar esses erros é o primeiro passo para transformar sua verba em resultados reais, seja em alcance, engajamento, geração de leads ou conversão em vendas.