Cursor

mode

Site Logo Site Logo

PUBLICIDADE 05 NOV 2023

Você sabia? A Publicidade Digital movimentou R$ 16,4 bilhões no 1ª semestre de 2023

Carol TBR 360

Escrito por Carol

Tempo Leitura 4 minutos

TBR 360

Você sabia? A Publicidade Digital movimentou R$ 16,4 bilhões no 1ª semestre de 2023

De acordo com o estudo Digital AdSpend Brasil, realizado em parceria pelo IAB Brasil e Kantar Ibope Media, o gasto em publicidade digital no Brasil entre janeiro e junho de 2023 aumentou 11% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior, totalizando R$ 16,4 bilhões.

Este crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos pequenos e médios anunciantes, que aumentaram seus investimentos em 13%, representando 75% do aumento total no setor.

Os 50 maiores anunciantes também contribuíram com um aumento de 8% nos investimentos em relação ao mesmo período do ano anterior, correspondendo a 25% do crescimento total.

No atual cenário, 5 setores concentram mais de 60% dos gastos com publicidade digital durante o primeiro semestre deste ano. São eles:

Comércio (27,18%)
Serviços (13,35%)
Mídia (7,81%)
Eletrônicos e informática (5,96%)
Financeiro e securitário (5,94%)

Dos investimentos totais em publicidade digital nesse período, 76% foram direcionados para dispositivos móveis, enquanto os desktops receberam 24% do investimento total.

Por outro lado, os setores que dedicaram menos de 30% de suas verbas em mídia digital podem representar maior potencial de crescimento futuro. É o caso de:

Minas e energia (28%)
Construção (26%)
Telecomunicações (23%)
Saúde (20%)
Higiene doméstica (16%)
Farmacêutico (15%)
Administração pública (15%)
Jogos e apostas (7%)

A maioria expressiva (55%) dos investimentos foi destinada a plataformas de redes sociais. Em relação aos formatos, 37% do investimento foram direcionados a vídeos, 33% para display e 30% para search (sites de busca).

O estudo também revelou um aumento na compra de anúncios através de agências de publicidade, que cresceu 15% no período, em comparação com o primeiro semestre de 2022.

Considerando as projeções de investimento para o próximo ano, 83% dos anunciantes afirmaram que planejam manter ou aumentar seus investimentos em 2023, com ainda 67% indicando que pretendem investir mais no formato de vídeos online.