Cursor

mode

Site Logo Site Logo

REDES SOCIAIS27 OUT 2025

Entenda quais são as principais diferenças entre persona e público-alvo

Leo TBR 360

Escrito por Leo

Tempo Leitura 4 minutos

TBR 360

Quando se fala em marketing, muito se comenta sobre público-alvo e persona, mas nem sempre fica claro que, apesar de parecerem conceitos parecidos, eles têm funções bem diferentes dentro de uma estratégia.

O público-alvo funciona como um mapa que indica a direção que sua marca deve seguir, representando o grupo de pessoas que você quer atingir, com base em critérios como idade, gênero, localização, interesses e hábitos de consumo.

Ter um público-alvo bem definido é muito importante para guiar esforços de comunicação em campanhas de publicidade, anúncios e, principalmente, no tráfego pago, onde as plataformas permitem direcionar quem será atingido, aumentando as chances de conversão.

Já a persona vai além dos dados demográficos e transforma essas informações em um personagem detalhado, baseado em comportamentos, hábitos, motivações e desafios reais do qual seria o cliente ideal de uma marca, produto ou serviço.

Conhecer as diferenças e traçar estratégias de marketing com base nesses dois conceitos possibilitam planejar e focar em campanhas mais assertivas, garantindo que cada mensagem alcance as pessoas certas no momento certo, além de gerar engajamento real e fidelização de clientes.