Cursor

mode

Site Logo Site Logo

IA12 NOV 2025

Entenda quais são as principais diferenças entre persona e público-alvo

Leo TBR 360

Escrito por Leo

Tempo Leitura 4 minutos

TBR 360

O futuro das compras online já começou a mudar com a chegada dos agentes de inteligência artificial, capazes de pesquisar produtos, comparar preços e até concluir compras direto no chat para o usuário.

A novidade foi reforçada agora no final de 2025, quando o ChatGPT lançou um recurso chamado de “shopping research”, que transforma o chatbot em uma vitrine onde o consumidor consegue buscar e comprar produtos sem sair da conversa.

O impacto disso no marketing é grande, porque essas IAs intermediárias passam a fazer parte da jornada de compra. Isso quer dizer que a partir de agora as marcas não podem mirar só em pessoas, mas também em algoritmos que vão decidir o que mostrar, recomendar ou vender.

Será necessário que as informações de produtos cadastrados estejam cada vez mais completas, com descrições detalhadas, imagens de qualidade e dados sobre estoque e entrega, porque quanto mais fácil for para a IA interpretar, maior a chance de o produto ser recomendado.

Para pequenas e médias empresas, essa mudança será uma ótima oportunidade para alavancar as vendas, visto que elas vão poder competir por espaço com as grandes varejistas sem depender inteiramente de investimentos massivos em tráfego pago.

Além disso, esses agentes podem entregar uma experiência de compra mais personalizada, considerando histórico e preferências, fazendo com que o consumidor receba recomendações do que ele realmente gosta e quer comprar.

Esse pode ser o marco de um novo capítulo para o marketing digital dentro do e-commerce, em que marcas precisam pensar em como seus produtos “falam” com a inteligência artificial para alcançar clientes, gerar vendas e oferecer experiências de compra cada vez mais personalizadas.