Cursor

mode

Site Logo Site Logo

CONCEITO 11 AGO 2023

Você sabe o que é um Arquétipo? Descubra mais sobre o conceito e saiba como aplicá-lo no marketing do seu negócio!

Carol TBR 360

Escrito por Carol

Tempo Leitura 5 minutos

Você sabe o que é um Arquétipo? Descubra mais sobre o conceito e saiba como aplicá-lo no marketing do seu negócio!

Blog Image

Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social.

Esse conceito foi desenvolvido por Carl G. Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica. Para Jung, esses comportamentos estão no inconsciente coletivo e, por isso, são percebidos de maneira similar por todos.

A partir do conceito de Jung, foi desenvolvida uma classificação com 12 arquétipos que simbolizam algumas motivações básicas dos seres humanos: Sábio, Mago, Explorador, Criador, Herói, Rebelde, Amante, Tolo, Cuidador, Homem comum, Inocente e Governante.

Resumindo melhor, os arquétipos são padrões universais de comportamento, emoções e personalidades, que estão no inconsciente coletivo da humanidade.

Agora, sabe quem também gosta e aplica estes fundamentos do psicanalista Carl Jung? A galera do marketing!

Diversas empresas usam os conceitos para definir o tom de voz e a forma como se relacionam com os consumidores.

A Disney, por exemplo, se encaixa no arquétipo do Inocente. Logo, suas campanhas trazem histórias mágicas e personagens que refletem mensagens reconfortantes e ideias nobres.

Já a Nike prefere a roupagem do Herói. Através do slogan “Just do it”, a empresa se posiciona como solucionadora de problemas e agente de mudança, por meio da coragem e superação.

E aí, qual é o Arquétipo da sua marca? Procure entender melhor sobre cada conceito da classificação e faça a sua definição!